quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Breve Comentário sobre o livro do profeta Joel

1º - Quanto ao livro
Autor: Joel, um profeta de Judá
Significado do nome: O Senhor é Deus.
Data: Indeterminada

O livro de Joel é uma chamada ao arrependimento. Quando se estuda este livro, ou melhor, esta profecia entende-se que nem sempre os problemas que vemos ou enfrentamos, assim como as pragas são ações inimigas, mas, sim atitudes de um Pai e Senhor zeloso a cuidar dos seus filhos e fazer com que larguem o caminho errado e retornem para o Seu Pai.

A praga de gafanhotos narrada no primeiro capítulo em primeiro lugar afasta o povo ainda mais de Deus, muitos prestavam culto sem ter o coração voltado ao Senhor, com a praga foi cortada a oferta de cereais e a libação da casa do Senhor (Cap. 1:9) . A terra fica desolada.

“O chamado de Deus não é arrependimento e novamente arrependimento, mas arrependimento e frutos de arrependimento. Não é suficiente rasgar as vestes, é preciso rasgar o coração.” Hernandes Dias Lopes

O texto mostra o endurecimento do coração humano quando até mesmo o animal do campo clamava e o homem se embebedava, e divertia-se deixando de atentar para a gravidade da situação ao seu redor.

No capítulo 2 Joel começa a profetizar por algo que ainda estava para acontecer, o ataque de um grande e organizado exército, visto por alguns como o próprio exército de gafanhotos que era insaciável e de fato trouxe grande assolação a terra, deixando a te mesmo as árvores descascadas, enquanto outros teólogos associam a invasão do exército Assírio, que deixaria um rastro semelhante na nação.

O Dia do Senhor é um tempo de juízo sobre o povo pr causa dos seus pecados.
Traz um chamado ao arrependimento e á oração.

No capítulo 2:18-20 vemos promessas de libertação futura, uma época de grande bênção, na natureza, copiosa chuvas garantirá abundantes colheitas, 2:23-24. O derramamento do Espírito Santo promoverá um grande avivamento, 2:28-32.

Vemos que após o arrependimento genuíno, Deus traz bênçãos em todos os níveis, material, emocional e espiritual.

O objetivo principal é fazer com que o povo de Deus se volte para o seu Deus não apenas uma volta, mas uma volta para uma relação pessoal com Ele, uma volta com profundidade, com diligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário